“Como construir uma carreira de sucesso em moda”

Há algumas semanas atrás eu participei de uma palestra com a Angela Valiera, uma super profissional que é Counselor em Carreiras de Moda e Gerente do Carreira Fashion. O tema da palestra era “Como construir uma carreira de sucesso em moda?” e foi MUITO legal!! A Angela, por causa de sua carreira e do Carreira Fashion, tem um conhecimento muito rico do mercado como um todo e, por ser Counselor, ela tem esse plus a mais de conseguir mostrar o que podemos pensar/fazer/planejar para termos uma super carreira ou pelo menos saber por onde começar!

Foram muitas dicas, conselhos e análises legais e eu escolhi algumas que eu achei mais importante para dividir aqui com vocês.

1. Saiba quem você é e o que você quer.

Conhecer a si mesmo é importantíssimo para saber para onde ir. É importante saber do que você gosta, do que não gosta, saber seus pontos fortes, fracos… afinal, se você não se conhece, como saber o que você quer? E como começar a pensar na sua carreira se você não sabe para onde focar?

2. Conheça o mercado.

O Carreira Fashion realizou uma pesquisa e chegou a um número incrível: existem 55 áreas dentro da moda, que se dividem em mais de 300 profissões. Ou seja, ter como objetivo “trabalhar com moda” não tá servindo muito, né?

Vá atrás e pesquise o mercado (olha o Job-à-Porter te ajudando nessa!!), saiba mais sobre as profissões, possibilidades, como são os detalhes da área que você se interessa. E vá a fundo nesse ponto: você gosta de comunicação? Bom, mas em comunicação você pode seguir para área de fotografia, consultoria de imagem, VM, jornalismo… Quanto mais você se informar, mais preparada você vai estar para entrar no mercado!

– Aproveitando o assunto, quando alguém te chamar de fútil ou algo do tipo por escolher a moda como profissão, dá uma lembradinha nessa pessoa de que a moda é o segundo segmento a empregar mais pessoas no Brasil, só perdendo para a Construção Civil, além de ser o primeiro em empregar mulheres. Humpf! – 

3. Pesquise as vagas e identifique o que é mais pedido.

Você quer muito trabalhar com desenvolvimento de produto, mas na verdade não sabe muito bem que cursos seriam legais para fazer ou sobre o que você poderia aprender mais. Que melhor lugar para descobrir do que nos próprios anúncios de emprego das empresas que você quer trabalhar? Nos anúncios a necessidade de saber usar o Corel é recorrente? Bingo! Agora você já sabe do que correr atrás. E para pesquisar as vagas de emprego você não tem que necessariamente ser cadastrado nos sites, então acesse o Carreira Fashion, Vaga.com e etc e se joga!

4. Escreva seus obstáculos e planeje como ultrapassá-los: coloque no papel!

Depois de se conhecer melhor, saber o que o mercado procura e o que você pode oferecer, a questão é “E agora? O que e como fazer?”

Essa fase é para analisar o seu momento atual: O que você tem de diferencial? Onde você está? Qual sua experiência? Por meio desses detalhes, você poderá chegar a um ponto muito importante: O que me falta? Quais meus obstáculos? E, a partir dessas respostas, definir: o que posso fazer para supera-los? Qual o primeiro passo? E os seguintes?

E um aspecto que ela cita como importante nesse momento é: escreva seu planejamento no papel!! Lembra desse post que eu falei sobre isso? Pois é! É muito importante ter anotado todos os passos para que você possa consultar sempre, possivelmente alterar e também é uma maneira de te ajudar a “ficar na linha”.

E depois de tudo isso? Chegamos a uma etapa importatississíssima: o Currículo! Mas esse vai ficar para outro post, porque tem bastante coisa legal e é um assunto que merece um momento só para ele!

E para os campineiros e moradores da região, tenho uma ótima notícia: no dia 13/08 a Angela estará no Senac dando essa mesma palestra e é free! Mais informações nesse link.