Counseling: como foi a minha experiência

Oi, gente, feliz ano novo!!! Andei super sumida, mas passei por algumas mudanças na minha vida e acho que agora o blog vai que vai =) E, aliás, o post de hoje é relacionado a essas mudanças!

O post ficou meio grandinho, mas eu sei que é um assunto que interessa a muita gente, por isso quis ser bem detalhista!

Há uns meses atrás eu estava meio perdida em relação à minha carreira: fico não fico, no que eu foco, faço pós nisso, faço naquilo, não faço… Aquelas perguntas que em algum momento a gente se faz, né? Bom, por conspiração do universo ou mera coincidência, fui naquela palestra que já falei a respeito nesse post aqui e lá eu descobri um serviço que já tinha ouvido falar, mas muito en passant: o Counseling.

O Counseling (ou “aconselhamento”) te ajuda a fazer uma auto análise e a traçar o melhor caminho para a sua carreira, com base nos seus interesses, suas aptidões e etc. A hora que eu  descobri esse serviço fez “plim” na minha cabeça e eu sabia que era disso que eu precisava! hahaha. A própria palestrante, a Angela Valiera, é quem faz o counseling. Conversei um pouco com ela depois da palestra e pesquisei a respeito no site do Carreira Fashion – que é por onde o serviço era oferecido até então – antes de decidir se eu faria ou não.

Você pode optar por dois tipos de trabalho: fazer apenas uma sessão, que é indicado para quando se tem dúvidas pontuais ou fazer um pacote de sete sessões, onde é feito todo um trabalho mais aprofundado. Eu, logicamente, fiquei com a segunda opção! Eu tinha tantas dúvidas que uma única sessão não seria suficiente – e foi um dos meus melhores investimentos!

Nas sessões há muita conversa sobre o que você se interessa ou não, os motivos, por onde você já passou, o que você já fez, aonde gostaria de chegar e quais são suas dúvidas e receios. Uma das partes mais interessantes é um teste de personalidade que você responde e por meio dele a Angela consegue conhecer melhor quem você é e – surpresa! – você também se conhece mais. Ficar ciente de fraquezas e pontos fortes é muito importante para saber o que é preciso ser melhorado e no que é melhor focar.

Outro aspecto positivo foi a própria Angela. Toda a sua carreira foi focada na área de moda, passando por diversas cidades e atividades, o que faz com que ela tenha uma experiência e conhecimento de mercado muito ricos! Sem falar no fato de que ela faz parte do Carreira Fashion, o que enriquece ainda mais suas habilidades. Assim, com base em tudo o que é conversado nos encontros e o que ela aprende sobre você, já vai sendo definido possíveis áreas que combinam com o seu perfil, qual seria o melhor caminho para chegar lá, como montar o seu CV apropriado para o cargo que você deseja, quais cursos fazer e etc.

E uma coisa bacana do counseling é que você pode utilizar o serviço em qualquer fase da sua carreira. Sei até de uma menina  que estava no ensino médio e que usou para poder trilhar a carreira dela e fazer a escolhe certa da faculdade!

Hoje estou numa fase de transição que teve o start no counseling. Estou abrindo uma empresa de Consultoria de Imagem com uma super amiga (e agora sócia!) e a Angela tem nos ajudado muito no processo. Ou seja, recomendo de olhos fechados para quem se interessar!

Para saber mais a respeito, no site da Angela tem bastante informação. E, para quem quiser conversar mais sobre isso e tiver alguma dúvida, se joga nos comentários ; )