Depoimento sobre o FIT em NY

Além de receber e-mails perguntando a respeito, eu sei que muita gente tem dúvidas sobre como é estudar moda no exterior, como são as escolas, os tipos de cursos e por aí vai. Como eu só sei falar sobre Londres e a CSM, resolvi falar com uma amiga, a Renata Falcão, que fez a FIT em NY. Formada em Direito, a Rê agora é Consultora de Imagem e Estilo como eu e também tem um blog bem legal sobre moda e comportamento: Coisas da Nata. Aqui ela vai contar um pouco pra gente como foi a experiência dela na FIT – e, olhem que legal, uma parte do curso foi online!

“Sempre fui muito curiosa e ávida pesquisadora na internet. Entre um site e outro descobri a FIT – Fashion Institute of Tecnology, Universidade Estadual de Nova Iorque, nos Estados Unidos (www.fitnyc.edu). A FIT dispõe de diversos cursos na área de moda e design. Lá é possível participar de um curso livre  individual, como por exemplo “Intensivo de cores para profissionais da moda” com 10 horas de duração ou se matricular nos módulos para a obtenção do Certificado de Desenvolvimento Profissional, cujo conteúdo programático inclui diversos cursos individuais.  O certificado em Consultoria de Imagem ou Image Consulting Certificate, cuja coordenadora é Dominique Isbeque (que também treinou Ilana Berenholc, pioneira na área de consultoria de imagem no Brasil), tem 11 cursos. Minha vontade inicial era de fazer todos simultaneamente para finalizar mais rápido, mas alguns cursos são requisitos para outros e existe uma certa ordem entre eles. Portanto fui fazendo aos poucos e obtive o certificado no período de um ano. O que achei mais interessante nessa experiência foi a possibilidade de obter um certificado de uma universidade americana sem precisar passar por diversas avaliações e a burocracia comum para quem deseja se aventurar em um curso universitário no exterior. Basta ter inglês de intermediário a avançado, falado e escrito, incluindo uma boa noção de termos de moda e vestuário. Outra vantagem foi a possibilidade de fazer parte do curso online, já que morar em Nova Iorque por um ano não estava nos meus planos, além de ser uma cidade com um custo de vida muito alto. E não subestime o aprendizado online, ele não perde em nada para o ao vivo. Há um sistema chamado ANGEL LEARNING, que os alunos têm acesso, onde os textos e as tarefas são disponibilizados. Há prazos para entrega de atividades e avaliações, além de uma interação constante entre alunos e professores. Essa interação é tão real que tive a oportunidade de ser chamada por uma das professoras dos módulos online para trabalhar como voluntária no New York Fashion Week, que pra mim foi a melhor parte de toda essa experiência. Tive a chance de ficar nos bastidores e manusear as criações de Oscar de La Renta, Zac Posen, Badgley Mischka, Custo Barcelona, Rachel Zoe, entre outros.

Para mais informações sobre o certificado em Image Consulting pela FIT, acessse este link direto http://www.fitnyc.edu/3188.asp. Normalmente os cursos são abertos de duas a três vezes no ano.”

Para quem tiver dúvidas ou quiser conversar mais a respeito, a Rê está super a disposição no blog dela =)